sexta-feira, 4 de novembro de 2011

JUNÍNTER INTERCARMELITANO

Foi realizado na Comunidade Fonte de Elias entre os dias 28 a 30 de outubro em Caririaçu-Ce à Assembléia dos Junioristas Carmelitas da região norte e nordeste, com a participação de alguns frades e irmãs da região sudeste.
Estavam presentes as Congregações: as Irmãs Carmelitas da Divina Providência; as Irmãs Missionárias Carmelitas; as Irmãs Carmelitas filhas de Santa Teresa; Irmãs e Irmãos da Ordem Terceira do Carmo de Caririaçu; e os Províncias das Províncias: Carmelitana Pernambucana e de Santo Elias.
O encontro foi assessorado por Frei Carlos Mesters, que desenvolveu a temática: “A HISTÓRIA DO CARMELO, ONTEM E HOJE”. “Desafios para nós, jovens carmelitas”.

O objetivo do encontro é abrir um caminho em direção ao futuro a partir do conhecimento do nosso passado. O que importa não é tanto estudar e aprofundar a história do Carmelo no Brasil em si, enquanto história, mas sim, a partir do que sabemos descobrir melhor os desafios que temos pela frente, para que possamos ser fiéis ao que Deus pede de nós, jovens Carmelitas em vista do futuro do Carmelo no Brasil.

Por isso, alargamos o leque e, além da história reservada da nossa província ou congregação, conhecemos a história do Carmelo no Brasil dos últimos 50 anos. Pois em vista do objetivo do nosso encontro, é importante que apareçam mais claramente os desafios e as mudanças que marcaram a vida e atividade dos e das Carmelitas antes de nós.

O dia 28 foi realizado o lazer e confraternização das Congregações e Províncias, no sítio Góis, momento de trocar as experiências em diversas áreas, os desafios existentes e as expectativas para o encontro, também comemoramos o aniversário de Frei Carlos Mesters e Frei Josivaldo.      
No período da noite do dia 28, aconteceu a celebração Eucarística, presidida por Fr. Carlos Mesters com a presença de: Dom Paulo Cardoso, Bispo Emérito de Petrolina-PE; Dom João José da Costa, Bispo de Iguatu-CE; Dom Fernando Pânico, Bispo da Diocese de Crato-CE; Frei Geraldo Abadia, Provincial da Província Carmelitano de Santo Elias-SP; Frei Rogério, Provincial em exercício da Província Carmelitana Pernambucana; Padre José Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Pernaforte-CE; dos estudantes Carmelitas e do povo de Deus, no qual louvamos e agradecemos ao Bom Deus, o dom da vida dos nossos irmãos.


Dia 29, iniciamos o encontro com a oração extraída do Evangelho segundo Lucas 24, 13-35 (Os discípulos de Emaús). Dando continuidade, vemos um resumo da história do Carmelo e sua origem no Monte Carmelo.
Fizemos uma cronologia das coisas que foram vivenciados por nós Carmelitas aqui no Brasil nos últimos cinqüenta anos, expondo algumas datas importantes que marcaram as nossas Províncias e Congregações, tendo a pergunta, diante dos 50 anos do Carmelo no Brasil, qual o ponto importante e qual é o desafio para o futuro?

Como resposta ao dia anterior A Missão. Assim apresentamos como um ponto de grande importância e valor para o Crescimento das Nossas Províncias e Congregações, que precisamos unir novamente como família para Evangelizarmos juntos, sempre tendo como foco o carisma Carmelita; Oração, Fraternidade e a Missão Profética.


No último dia, apresentamos alguns pontos que foram visto no dia anterior, que é necessário para o crescimento do Carmelo no Brasil. Qual a trilha que devemos andar? Está foi à pergunta que conduziu o dia 30.
Na oportunidade Frei Carlos falou do Trabalho de Dom Frei Wilmar Santin da Prelazia de Itaituba-PA, e dos desafios que estar passado com a perda de uma dos seus Missionários, morto injustamente.

Solidarizamo-nos com esta situação do nosso Irmão e escrevemos uma carta de apoio, lembramos que ele não estar só neste momento, somos uma família e que pode contar com as nossas orações e com o amor dos estudantes.

Por fim, foi celebrada a Eucaristia, concluído o 7º encontro de estudantes Carmelitas, que receberam uma garrafinha para colocar os sonhos e projetos em vista do crescimento da família carmelitana no Brasil. Logo após o almoço, alguns já retornaram para as suas casas, levando a experiência de que o Carmelo não reduz a Província ou Congregação, mais sim é uma família.



À tarde alguns Frades e algumas Irmãs foram para Juazeiro do Norte-CE, visitar o horto, as igrejas e locais sagrados de Juazeiro, assim puderam conhecer a história do “santo” popular nordestino Padre Cícero Romão.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Finados

Ele venceu a morte,
Aquele que fora por ela subjugado.
Despojou os infernos, Aquele que aos infernos descera.
O inferno foi por ele amargurado, ao sentir o gosto de sua carne, e Isaías já o havia antecipado: "O inferno foi amargurado ao ser com Ele face a face deparado".

Amargurado, pois foi por Ele esvaziado.
Amargurado, pois foi por Ele zombado.
Amargurado, pois foi por Ele esquartejado.
Amargurado, pois foi por Ele espoliado. Amargurado, pois foi por Ele aguilhoado.
O inferno recebeu um corpo e foi por Deus visitado.
Recebeu a terra e foi com o Céu confrontado.
Recebeu aquilo que via e desmoronou pelo que não via.

Ó, morte, onde está teu veneno?
Ó, inferno, onde está tua vitória?
Cristo foi elevado e tu foste rebaixado.
Cristo foi elevado e os demônios precipitados.
Cristo foi elevado e os anjos se rejubilaram.
Cristo foi elevado e a vida foi libertada.
Cristo foi elevado e não há nenhum morto na sepultura.
Pois Cristo, ressuscitado dos mortos, tornou-se primícias daqueles que já adormeceram.
A Ele o poder e a glória, pelos séculos dos séculos. Amém.

Dos sermões de São João Crisóstomo

Do carro de fogo ao metrô

O metrô Carmelita foi construído em 1959 e liga o topo à base da montanhosa cidade de Haifa, numa viagem pontilhada por 6 estações e que leva menos de 10 minutos. O grande barato, além das estações recheadas de escadarias e rampas, são os vagões de passageiros adaptados para o formato inusitado do metrô, para garantir que ninguém viaje inclinado. Segundo os israelenses, Carmelita é o menor metrô do mundo, mas um dos mais interessantes.