quinta-feira, 2 de junho de 2011

COMO A VOCAÇÃO APARECE NA BÍBLIA

A Bíblia é uma luz importante para nos ajudar a descobrir a vocação de Deus que está em nós. Ela nos faz saber a raiz da nossa vocação e nos orienta como acolhê-la e realizá-la.
A raiz da nossa vocação está em Deus
Diz o livro do Êxodo (Ex 2,23-25):
“Muito tempo depois, o rei do Egito morreu. Os filhos de Israel gemiam sob o peso da escravidão, e clamaram; e do fundo da escravidão, o seu clamor chegou até Deus. Deus ouviu as queixas deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaac e Jacó. Deus viu a condição dos filhos de Israel e a levou em consideração”.
Mis adiante diz novamente (Ex 3,7-10):
“Javé disse a Moisés: "Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, o território dos cananeus. O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel".
Estes textos e tantos outros mostram que a raiz da nossa vocação está em Deus. Antes de nós, Deus teve vocação, pois Deus foi chamado pelo povo sofrido. A vocação de Deus é o grito do povo oprimido! E Deus deixou que este chamado entrasse dentro dele. Ele escutou, e deu uma resposta coerente.
Para ser fiel à sua vocação, Deus chamou Moisés e chama a cada um de nós. Chamou a mim. Chama a você também! Nossa vocação tem a sua origem em Deus, na vontade que Ele tem de comprometer-se com a vocação que está recebendo do povo para libertá-lo.
Frei Carlos Mesters

Nenhum comentário:

Postar um comentário